O Arroz de Casca

terça-feira, setembro 30, 2008

Lux - 10 anos


dez-anos-é-muito-tempo

Dizque há dois meses e meio que não "posto" uma linha que seja neste arroz crú. Pois que é verdade. É esta relação difícil com a escrita (estou a ver se eu a deixo a ela, se ela me deixa a mim...ou se nenhuma das opções anteriores e passamos a ser um casal de 'swingers'). É a falta de oportunidade quando a vontade de escrever sobe pelos dedos... E é a o drama da "folha em branco" quando, verdadeiramente, não apetece escrever rien.
Mas confesso que já tinha saudades. Na segunda semana de Setembro escolhi as fotos do meu Verão...e, por preguiça e desleixo e falta de pica, permanecem postas em sossego no ambiente de trabalho do bicho.

Na verdade, serve este post para falar dos dez (10!!!!!!!!!!!!!!!!!!) anos do LUX e para, com tudo de mau e de bom que a coisa tem nos dias que correm, mandar um grande beijinho à fábrica dos sabonetes. 
Deu-se o caso de eu ter estado na festa de anos ontem - embora as minhas pernas e pés se tenham separado de mim e tenham ido para um campo de concentração (graças aos saltos que tive a infeliz (peregrina!) ideia de levar).  
Adiante: fora a "realização plástica" do espaço, não aconteceu mais nada. Zero. Nadinha. Nem uma performance, nem um happening, nem umas teatradas, nem uma exposição, nem máscaras, nem nada... Ora, toda a gente que conhece as famosas festas do Lux, sabe que costumam reservar muita e boa surpresa. Ontem, para mal dos nossos pecados, foi uma noite como outra qualquer (quer dizer, para mim foi pior por causa da mania que devia usar saltos uma ou duas vezes na vida). Nestes últimos dez anos, Manuel Reis provou que é capaz de fazer muito melhor (embora dez anos depois, eu acredite que a paciência já não é a mesma).E não me venham cá com histórias que o aniversário está a ser comemorado com grandes Djs internacionais, faseadamente. Na verdade está - mas o aniversário é O ANIVERSÁRIO. 

Passada a fase do mal-dizer tenho de salientar que: de facto o Lux mudou a face da Lisboa nocturna e cultural; deu-nos muitos e bons espectáculos; ajudou em grande medida a tornar a cidade numa capital mais cosmopolita e moderna; deu lugar aos designers portugueses; etc, etc, etc. 

Para mim o Lux é um LUGAR. Um sítio onde, em fases diferentes da minha vida, vivi estórias e conheci pessoas que nunca esquecerei. Posso mesmo dizer que, algumas, são das mais importantes que povoam a minha vida. Ri e chorei, apaixonei-me e desapaixonei-me. Também por isso, parabéns Lux. E obrigada! 

7 Comments:

  • Eia!!!!! Um Novo Post!!! Yupiiiiiiiiii! Aleleuia! Aleleuia!!!!! lololol...
    Pois seja bem-vinda, a menina, que este arroz já estava a rançar!!!! lololo
    Quanto aos pezinhos, pois é...é aquele problemazito...lololol
    :)

    By Blogger IM, at 5:15 da tarde  

  • :)))

    Ai, isto quando uma dama não nasce para "laide"...olha, é o que vê. Até o porteiro à saída me ofereceu um jornalzito, alvitrando o seguinte comentário: olhe que também serve para pôr nos pés!

    By Blogger g., at 2:31 da manhã  

  • Pois eu aconselhava-o antes a pôr o dito cujo no wc....tss....

    By Blogger IM, at 7:42 da tarde  

  • por acaso não terás fotos dessa festa?

    By Blogger SmoothMarx, at 8:32 da tarde  

  • IM: diga-se que, perante a situação (e agora que não estou lá), até teve alguma graça...


    Pois, caro Smooth, que não tenho. Não sou dada à fotografia.
    Gostaste da festa? Simpática... mas não a achei extraordinária.
    Tive oportunidade de dar uma espreitadela no teu blog e parece engraçado. A comunicação também é a minha área, e, curiosamente, hoje tinha estado a consultar uns cursos ligados à comunicação digital no Cenjor.
    Não tenho grande vocação para essas áreas, mas tenho a consciência de que é preciso aprender a dominar "as máquinas". :))

    By Blogger g., at 9:04 da tarde  

  • pois, de facto eu não sou muito de escrever em blogues. foi um trabalho para uma cadeira. não sei porque, mas não sou muito dado a escrever os meus pensamentos na internet. só conversas. No entanto, na festa és capaz de ter dado comigo. Era o gajo com o trikini do borat. agora, ja percebes porque gostaria de ver uma foto da noite. mas sim, não foi fantástica a noite, até porque a maior parte das pessoas não estavam vestidas a rigor, o que na minha opiniao, até estragou um bocado o ambiente.

    By Blogger SmoothMarx, at 10:00 da tarde  

  • Acho que não me deparei com o "trikini do Borat". Também era muita gente...
    Parece-me que a festa perdeu por não ser "temática". Falas em vestir a rigor, mas, na realidade, não havia tema (como no caso Almodôvar & Fellini) ou "dress code". Também não conheço ninguém que tenha fotos... Sei é que o próprio Lux tem (ou tinha) fotos de festas no seu próprio site.

    By Blogger g., at 2:36 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home