O Arroz de Casca

sábado, maio 19, 2007

J.P. Simões

O concerto que J. P. Simões (ex- Belle Chase Hotel) deu ontem na ZDB, Lisboa, foi para lá de caloroso (além do calor real que se fazia sentir e que faz duvidar do local para estes eventos!). Para quem como eu não tem (ainda) 1970, o mais recente álbum do músico que deu mote ao concerto, a noite foi para abrir o apetite. Tentar esmiuçar a magia das letras, para além da magia do som será, agora, a sobremesa. O conceito atenta na influência da música brasileira dos idos de 70 e é interpretado na perfeição por JP. Há uma certa maneira de cantar em tudo semelhante a algum Chico Buarque - o tom sugere uma espécie de abrasileiramento das palavras que, curiosa e felizmente, são todas cantadas num português que em nada faz perigar o tom. JP traz de volta a tradição dos "escritores de canções" ou dos "cantautores" no que tem de melhor. 1970 é pois algo de que já tínhamos saudades e não sabíamos . Os convidados especiais, os Couple Coffee (dupla brasileira que canta também Zeca Afonso), "abrilhantaram" a noite, destacando-se a voz extraordinária de Luanda e, para mim, o "Zeca" evocado com o sotaque do outro lado do Atlântico.
Das canções fica um registo intimista onde se tem vontade de mergulhar outra vez.

A parte caricata da coisa teve a ver com o facto de JP, com a sua conhecida veia humorística, ter feito por animar os presentes com piadas que, muitas vezes, eram ouvidas pela metade. O músico não falava directamente para o microfone e, no registo intimista em que estava, engolia as próprias palavras. No final do espectáculo, à conversa sobre esse pequeno pormenor de que não se apercebeu, JP achou que assim o humor parceria mais brilhante! Grande noite.

5 Comments:

  • J.P. é uma anedota esquizofrénica no mundo musical.
    Construiu um personagem que não passará nunca do seu circulo de amigos por manifesta falta de qualidade.

    By Anonymous Anónimo, at 11:35 da manhã  

  • Caro crítico:
    J.P. não é meu amigo... Apesar de não conhecer a fundo toda a sua obra, continuo a achar interessante o que conheço. Se se vai manter...só o futuro dirá.

    By Blogger g., at 2:48 da tarde  

  • terá este critico "algo" no cotovelo?? é q falta de qualidade chega mesmo a ser ridiculo!!é verdade arrozinho, grande noite!!

    By Anonymous Anónimo, at 4:59 da tarde  

  • Desejo que esse "crítico musical" acima pegue suas estúpidas palavras e as engula, logo a segur vomitando-as para novamente as engolir afogando-se até a morte no seu próprio vômito de imbecilidade.
    Lamentável...
    Ass: Anti-críticos musicais.

    By Anonymous Anónimo, at 4:13 da tarde  

  • Ui que isto está a ficar agressivo...Então amigos, há espaço para todas as opiniões e todos os gostos...Devem é ser expostos de forma equilibrada(este devem é relativo...).Pode-se ser duramente crítico sem resvalar para o lado quase ofensivo. Só que isso é uma arte...

    By Blogger g., at 4:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home