O Arroz de Casca

sábado, março 24, 2007

Dúvida metódica ou Isto agora está tudo explicado

António Damásio, o nosso perito português mais mediático nas mecânicas do cérebro humano, dizque descobriu esta semana que há uma grande percentagem de indivíduos maquiavélicos e psicopatas que têm de facto uma deficiência numa zona cerebral. Ora, quer isto dizer que cada vez que um/uma "sem coração" qualquer se atravessar no meu caminho e me pisar no dedo do calo, posso começar a desconfiar que o pobre precisa que lhe "abram" realmente a cabeça?
Estou mesmo a falar a sério: diz o fantástico cientista que as questões de ordem ética e os "bons" sentimentos como a compaixão, etc, estão ligados a determinada zona da cabecita. Até se citam nomes como Hitler ou Staline, sendo que é frisado que não acontece em todos os casos.
O que me apraz dizer sobre o assuto é que parece que anda meio mundo a precisar de uma intervenção cirúrgica, uma vez que não são capazes de gerar emoções positivas sobre os outros (mas leiam o Público de dia 22 (na net) e vejam com os vossos olhos!). O que é que vos parece? Hm? Dêem-me o bisturi que eu já abria aí muita cabecinha pensadora...opss, pensando bem acho que a falta de emoções ou de juízo moral me está a atingir neste preciso momento! ;)

ps- gosto muito do Dr. Damásio e do seu trabalho, não me intrepretem mal. Já agora podem ler "O Erro de Descartes", de sua autoria.