O Arroz de Casca

domingo, março 23, 2008

Quando nos passam por cima, nos atropelam os sentidos, o sentir, nos toldam o olhar, nos flagelam o sentimento...o que fazer? O que fazer quando as pessoas que se cruzam connosco vivem no mundo do "onanismo descartável". Como vivemos numa terra relativamente livre, poder-se-ia até dizer que cada um vive como quer. O problema é quando andamos nas mesmas estradas dos praticantes do descartável. É que cada vez mais acho que vivem num constante Carnaval. Se fazem teatro ou não para si próprios (e acredito que sim por serem criaturas fracas, inseguras e mentalmente muito pouco sãs), não me interessa. O que me assusta é gostar de Carnaval e confundir o bom, com o mau. O "glamouroso" com o frívolo. O extraordinário com o vulgar. O meio termo com o vigor.

São apenas fachadas interessantes com um miolo podre. E mesmo que o miolo não esteja totalmente podre - o mínimo que podemos dizer é que é pouco maduro e tresanda a egoísmo. É claro que falo de relações amorosas (e não só), sejam elas de que natureza forem.

E então pergunto-me: quanto não vale a suposta "frieza" de quem põe logo tudo em pratos limpos?; o que não vale uma ligação sem compromissos (mas sincera nos momentos em que existe) esperando que evolua (ou não)? É que, mais uma vez, também neste caso, a aparência é enganosa. Normalmente aquilo que começa pé ante pé e de forma descomprometida é visto como superficial. Pergunto se não é mais superficial essa tão típica atitude dos fãs do "descartável": a histeria, o fogo fátuo, aquilo que é gritado a sete ventos como forte e consistente... e que não passa de ilusão imposta ao próprio e aos outros. Mas é como digo: o próprio que se avenha com as suas ilusões. O pior é quando as "cozinha" primorosamente para os outros. E há gente muito gulosa...

Moral da estória: Ou ando a precisar de mudar a graduação dos óculos (que não tenho). Ou estas estradas são sítios muito mal frequentados (como o país do O'Neill). Ou preciso de amainar os pecados da gula e fazer uma dieta daquelas. Melhor: um extenso programa de reeducação alimentar.

9 Comments:

  • reeducação alimentar, acho q é o melhor a fazer e claro alguma dieta também. bjs

    By Anonymous Anónimo, at 10:34 da manhã  

  • Arrozinho, a menina andou pouco palavrosa, mas agora arrasou!!! É isso mesmo! Muitas pessoas são descartáveis, tomando os outros pelo mesmo. Aconselho uma dietazita e também muito cuidado com as estradas!
    ;-))

    By Blogger IM, at 4:53 da tarde  

  • Pois...é que uma criatura deixa-se voar, solta o seu coração ou quer soltá-lo...e depois...olha...encontramos buracos na estrada que pareciam passadeiras. É aí que ganhamos buracos negros no coração...
    E lá virá o tempo, para nos ajudar. Como sempre.

    Obrigada às habituais comentadoras pelas palavras de algodão. ;) Essas palavras que nos dão força para olhar para o caminho.

    By Blogger g., at 5:18 da tarde  

  • (nunca te esqueças de que aquilo que nos acontece é sempre para nos tornar maiores e melhores. Isto far-te-á perceber todos esses buracos de uma outra forma...:-))

    By Blogger IM, at 10:02 da tarde  

  • De há uns anos a esta parte, cada vez acredito mais nessa máxima. E como tu, sábia e infelizmente, já ma tens recordado várias vezes (vários buracos) - cada vez me lembro mais dela. E de ti, claro, que tens o cuidado de a relembrar.
    E o que é engraçado é que muito antes de escreveres isto, já tinha ouvido a tua "voz" a dizê-lo.
    Obrigada por seres como és! ;))

    By Blogger g., at 10:30 da tarde  

  • Oh, Arrozinho...até fiquei com aquele sorriso estúpido. Obrigada. Sou só eu e gosto muito de ti. Não "te conheço", mas às vezes tenho a sensação de que conheço há muito. Alguém me lembrava ontem que acredita existirem forças (uma espécie de forças cósmicas e nada de destinos no sentido do pré-definido)que cruzam as vidas das pessoas nos momentos em que isso é necessário...quando elas precisam...quando elas precisam de crescer. Desafios colocados no nosso caminho. Por tudo isso eu acredito mesmo ( e a minha experiência subjectiva ajuda a confirmá-lo) que tudo o que nos acontece nos acontece para nos tornar maiores e melhores.
    Todos esses buracos são fundamentais embora, no momento, a estrada seja dura e difícil. Recordá-los-á mais tarde como fundamentais para a tua vida e sentirás que és o que és em virtude de tudo isso e de tudo o que dispuseste a ultrapassar.
    Maior e Melhor é como sairás sempre depois de tudo.
    ;-))
    Beijinhos

    By Blogger IM, at 10:06 da manhã  

  • Mais e Melhor. Acredito.
    Fico é muito "desgastada" com tanto desafio à minha volta. E não são só estes, acredita.
    Mas, enfim, deve ser mesmo porque serão produtivos de ou para alguma coisa.
    De resto, também acredito nos cruzamentos e nos "descruzamentos".
    Embora não me conheças na prática, podes conhecer-me muito mais profundamente que tanta gente que me rodeia e, supostamente, me conhece. E isso é bom e importante e mágico.

    Pronto: mágico...mágico...Chegou o momento de passares para cá a varinha de condão!(é para fazer a prospecção dos buracos das estradas, eheh!) ;))

    By Blogger g., at 2:20 da tarde  

  • :-))
    Plimmmmm!!! Já está!!!

    By Blogger IM, at 7:17 da tarde  

  • Ena, obrigada!!! Este fim-de-semana quase que aposto que vou detectar mais alguns! ;)))

    By Blogger g., at 4:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home